Header Ads

otimo livro Colbert e os OVNIs



Existe um novo livro sobre OVNIs, escrito por uma repórter de investigação, que é muito bom em termos de carradas de informação, mas parece-me muito fraco em termos de pensamento crítico.
Penso que há aqui várias coisas que interessa perceber:
ela pertence à CFI, um grupo que se baseia nas teorias da conspiração e que acreditam que o Governo sabe mais sobre isto do que diz.
– devido à CFI, ela trabalha com o Disclosure Project, que já critiquei aqui, pelas palhaçadas e mentiras que difundem na TV. Já perdi a conta das vezes que disseram que iam apresentar provas nos “próximos dias”, mas é sempre “amanhã”. Enfim, é mais uma seita religiosa que se baseia em crenças sem provas para enganar os crentes que os seguem.
– ela diz que há milhões de crentes, que milhões se interessaram pelo OVNI em Chicago, e houve milhões de interessados quando os países divulgaram os seus “ficheiros secretos”. Mas isso é indiferente. Só nos EUA, mais de 100 milhões acreditam no Criacionismo, contra a Evolução. Mas isso não faz com que estejam certos. Por todo o mundo, existem milhões de crianças que acreditam no Pai Natal. Isso não faz com que exista um Pai Natal que entrega as prendas a 24 de Dezembro por todo o mundo.
– a única coisa que se pode concluir com a abertura dos ficheiros secretos (que podem ler aqui), é que não continham NADA de especial. Muito pelo contrário, são tudo histórias facilmente explicáveis. Basta saber ler.
– ela discute o OVNI no aeroporto de Chicago, que pelos vistos foi uma observação normal de nuvens baixas com as luzes do aeroporto a reflectir nelas. Kenneth Arnold teve o mesmo problema de ilusão óptica, e pensou ter visto asas voadoras, como podem ler aqui. Ainda recentemente outro OVNI num aeroporto da China fez as delícias dos crentes fanáticos, mas afinal era algo normalíssimo, como podem ler aqui. Assim como eram os OVNIs triangulares da Bélgica, que podem ler aqui. E muitos outros exemplos em que se imagina coisas, que realmente não estão lá.
– Novamente, falo da experiência de Monsanto, em 1998, feita pela SIC, em que se inventou que existiam OVNIs, colocou-se uma luz branca apontada para o céu, e as pessoas começaram a imaginar que passavam vários OVNIs de várias cores sobre Monsanto… e até houve um bombeiro que disse, em estado de choque, que tinha passado um OVNI por cima da ambulância que ele conduzia, e que o rádio deixou de dar nesse momento! As pessoas não estavam a mentir! Mas o certo é que nada disso aconteceu! As pessoas simplesmente imaginaram isso, devido à sugestão do rádio de dizer que haviam OVNIs (quando só existia uma luz branca fixa, virada para o céu).
– ela diz que as pessoas vêem movimentos bruscos, mas pode haver problema de perspectiva, pode não haver objecto em si, ou pode ser até um bocado de papel, como expliquei sobre este programa. Um bocado de papel faria os mesmos “movimentos bruscos” relatados, sem ser preciso inventar que são tecnologias imensamente superiores. Os relatos eram exactamente iguais aos OVNIs triangulares da Bélgica, e afinal eram aviões militares terrestres.

– ela diz que as testemunhas são excepcionais, porque são coronéis, generais, pilotos, etc. Mas isso pouco importa, porque até o Buzz Aldrin (2º Homem na Lua) foi perseguido por um OVNI que afinal era o planeta Vénus, como podem ler aqui. Nenhuma testemunha no livro dela é melhor cotado que o Aldrin, e se o Aldrin imaginou coisas, é natural que outros menos cotados imaginem muito mais.
– a verdade é que seja quem fôr, tem que apresentar provas. Seja astronauta, piloto, coronel, lixeiro, informático, ou professor, todos têm que apresentar evidências; e não há quaisquer evidências para as histórias relatadas. O ónus da prova está sempre do lado de quem faz afirmações extraordinárias. E essa prova nunca foi apresentada.
– ela também fala em 5% de casos que não se sabe o que é. Aqui há duas coisas a considerar. A 1ª pergunta é: onde ela foi buscar o número de 5%? Esse número é um mito, que nasceu com o projecto Blue Book e depois foi disseminado como se fosse sempre o mesmo. O livro dela aponta para um número muitíssimo inferior a 5%. Os arquivos abertos pelos diversos países também apontam para números muitíssimo inferiores. E os casos diários também percebe-se bem que 100% (ou muito perto disso) são perfeitos disparates. Se há casos desconhecidos? Sim! O caso de Alfena, em Portugal, é um desses casos desconhecidos. Mas nada aponta para pilotos extraterrestres. Simplesmente não se sabe o que é. Aliás, a 2ª coisa a considerar é que mesmo quando “atiram” o número mentiroso de 5%, isso quer dizer simplesmente que nesses casos não se sabe se as pessoas estão a mentir, não se consegue provar que as pessoas estão a ser ridículas, não se consegue provar alucinação, etc. NÃO quer dizer que é extraterrestre.
– ela diz que já anda a estudar o assunto há 10 anos, e se é certo que diz que não se sabe que é ET (da mesma forma que os Criacionistas negam que estão a defender a crença em Deus), também é certo que se percebe perfeitamente que não entende as coisas mais básicas.
– falta-lhe pensamento crítico, falta-lhe uma análise científica e social. Falta-lhe, basicamente, utilizar o Baloney Detection Kit(detector de parvoíces), do Carl Sagan.

Ou seja, para concluir, para quem gosta destes assuntos (como eu), é um livro que recomendo!
É um livro excelente em termos de informações, de relatórios de casos. É bastante completo neste aspecto.
Só que também é um livro que deixa bastante a desejar em termos de análises objectiva, científica, e social.

Nenhum comentário